Conselhos
Guia de segurança

As funções do pneu | Os riscos associados |
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Suportar a carga |
Definido pelas caraterísticas do veículo: carga no eixo |
Um pneu de tamanho inferior aquece. Isto pode implicar uma deterioração rápida do pneu em rodagem que pode ir até à perda de pressão total do pneu. O apoio no piso não será otimizado, o que prejudicará o comportamento e a aderência: condução, motricidade e travagem. A recauchutagem pode ficar comprometida. A longevidade será encurtada. |
Suportar a velocidade |
Definido pelas caraterísticas do veículo: velocidade máxima do veículo |
Um pneu de tamanho inferior aquecerá em velocidade. Isto pode implicar uma deterioração rápida do pneu em rodagem que pode ir até à perda de pressão total do pneu. A recauchutagem pode ficar comprometida. A longevidade será encurtada. |
Rodagem em pisos diferentes | Em função da atividade e da utilização |
Um pneu que não seja adaptado à posição ou à utilização pode: - aquecer: é o caso de um pneu para utilização mista que seja utilizado em longos trajetos em autoestrada. - degradar-se: é o caso da banda de rolamento de um pneu para utilização em estrada que seja utilizado em piso não revestido. Neste último caso, um pneu que apresente danos profundos deverá ser observado por um especialista de modo a determinar se pode continuar em rolamento, ser reparado ou retirado de circulação. Note-se que o descascamento dos reforços metálicos implica a oxidação dos mesmos: um pneu que apresente um dano como este é considerado como não respeitando o Código da Estrada. Estes danos podem implicar uma rápida deterioração do pneu em rolamento que pode ir até à perda de pressão total do pneu. A recauchutagem pode ficar comprometida. A longevidade será encurtada. |
Guiar o veículo | Em função da atividade e da utilização | No eixo da direção, um pneu não adaptado à posição ou à utilização pode, em função do estado do revestimento do piso e da velocidade, ter uma orientação menos precisa. Isto pode prejudicar o domínio perfeito do veículo. |
Guiar o veículo |
Informar o motorista sobre o estado do revestimento |
Os pneus do eixo da direção são os primeiros a contactar o revestimento da estrada. Os pneus destinados a este eixo devem reportar, de forma progressiva, informações sobre a evolução do estado do revestimento da estrada: como uma diminuição passageira de aderência, por exemplo. Um pneu que não se destine a este eixo poderá ser menos progressivo ou não filtrar determinadas informações sobre a evolução do revestimento. |
Assegurar o conforto da condução |
Caraterística específica dos pneus para eixos da direção: escultura adaptada e uniformidade |
O eixo da direção é particularmente sensível à uniformidade dos pneus: ligação com o volante, posição próxima do condutor, etc. Os pneus destinados a este eixo são especialmente estudados para responder a este critério e têm também esculturas adaptadas para otimizar esta função. Um pneu que não se destine ao eixo da direção responderá menos a esta função e pode implicar um peso no equilíbrio do conjunto giratório superior. |
Transmitir o binário |
Travão: depende dos sistemas de travagem do veículo. O eixo da direção é muito solicitado para as travagens de emergência. A travagem com sistema de desaceleração é assegurada pelo eixo motor |
Numa travagem de emergência, produz-se uma importante sobrecarga sobre o eixo da direção: os pneus deste eixo têm, portanto, um papel primordial na distância de imobilização do veículo. Um pneu que não se destine ao eixo da direção pode ter desempenhos de travagem inferiores quando montado nesta posição. Numa travagem com sistemas de desaceleração, os pneus do eixo motor são fortemente solicitados a nível da escultura e da carcaça: um pneu não adaptado será menos eficaz na transmissão do binário de travagem e a longevidade será encurtada. |
Transmitir o binário |
Motor: depende da potência e do binário do veículo |
A aceleração do veículo é transmitida ao piso unicamente pelos pneus do eixo motor: um pneu não adaptado será menos eficaz na transmissão do binário do motor e a longevidade será encurtada. |
Durar para reduzir os custos |
Em relação ao rendimento quilométrico | Os pneus devem ser adaptados ao eixo e à utilização do veículo: uma escultura não adaptada ao eixo ou uma gama não adaptada à utilização não conseguirá um desempenho quilométrico correspondente ao potencial do pneu. |
Durar para reduzir os custos |
Em relação ao consumo de combustível do veículo |
Os pneus de um veículo pesado têm um importante impacto sobre o consumo do veículo. A seleção da gama e da escultura afetará o consumo de combustível. Para determinadas utilizações, é possível otimizar o consumo utilizando pneus de baixa resistência ao rolamento. A resistência ao rolamento dos pneus diminui à medida que estes são utilizados: substituir um pneu antes do seu desgaste total* implica uma perda do potencial de poupança de combustível. |
*O nível de desgaste completo de um pneu depende das legislações locais. Seguindo a legislação em vigor e no período de inverno, nunca circular com pneus cuja altura de escultura remanescente seja inferior a 1 mm após o reesculturado.
Os riscos associados ao eixo da direção e que podem produzir uma diminuição de aderência, de orientação ou que podem acarretar uma rápida deterioração do pneu em rolamento que pode ir até à perda de pressão total, podem implicar a perda de controlo do veículo.