Conselhos
Guia de manutenção

O pneu é o único elemento de contacto entre o veículo e o solo; é determinante para a segurança tanto dos utilizadores como da mercadoria transportada. Otimize a pressão dos pneus para garantir um transporte em total segurança, para conseguir poupar combustível e para aumentar a longevidade dos pneus para camião.

Um pneu perde naturalmente pressão com o passar do tempo. Consulte o seu revendedor para verificar regularmente a pressão dos pneus.

Respeite sempre as pressões recomendadas pelos fabricantes. As pressões devem ser sempre adaptadas à carga e à utilização.

A influência da pressão sobre a longevidade

pressiongonflage_01

Fonte interna Michelin

A influência da pressão no consumo de combustível

A pressão dos seus pneus para veículos pesados tem uma influência comprovada no consumo de combustível!

pression
L-influence-de-la-pression-sur-le-cout-d-usage

Fonte interna Michelin

Conselhos de manutenção para os seus pneus de veículos pesados MICHELIN

Encontre os conselhos da Michelin para a manutenção dos seus pneus de veículos pesados de modo a circular em total segurança e prolongar a sua longevidade.

Cuide dos seus pneus MICHELIN para veículos pesados

  • Inspecione regularmente os seus pneus MICHELIN para Veículos Pesados para identificar uma utilização irregular e/ou eventuais danos.
  • Verifique o binário de aperto das rodas de acordo com as recomendações do fabricante do veículo ou do fabricante do eixo
  • Faça com que um profissional examine em profundidade (interna/externa) todas as perfurações, cortes, deformações visíveis ao nível da faixa de rolamento, dos flancos ou da zona de carga do pneu. O mesmo serve para todas as deteriorações da jante.

Nunca reponha as faixas de rolamento se estas apresentarem danos como:

  • escora deformada ou aparente;
  • separação entre as borrachas ou os reforços;
  • deterioração provocada por matérias gordas ou corrosivas;
  • marmoreados ou abrasão das borrachas internas consecutivas a qualquer rodagem com uma pressão insuficiente relativamente à carga transportada.

Em todas as inspeções ao veículo, verifique o bom estado do tampão da válvula. Em caso de dúvida, substitua-a.

Longevidade dos produtos

Os pneus são compostos por diferentes tipos de materiais e de componentes à base de borracha, cujas propriedades são essenciais ao bom funcionamento do próprio pneu.

Estas propriedades evoluem com o tempo.

A evolução das propriedades de um pneu depende de diversos fatores, como

  • o clima,
  • as condições de armazenamento dos seus pneus para veículos pesados: temperatura, humidade, posição...
  • as condições de utilização: carga, velocidade, pressão de enchimento, danos causados pelo estado das estradas…

As variações destes fatores de evolução não permitem prever a longevidade exata de um pneu. É por isto que, em complemento aos controlos regulares por parte do utilizador, recomendamos um controlo regular dos pneus por um profissional qualificado. Este controlo deve ser efetuado, pelo menos, uma vez por ano, 5 anos ou mais após a colocação em serviço ou 8-10 anos após a data de fabrico.